quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Como encontrar a decoração que mais combina com você? #5

Oi pessoal! Prontos para conhecer mais um estilo de decoração?
Quem sabe este não é o estilo perfeito pra compor a sua casa, não é mesmo?

Apenas para relembrar, no último post falamos sobre o estilo Arts&Crafts, totalmente artesanal e muito trabalhado em detalhes únicos.

Lembraram?!

Hoje nós vamos falar sobre dois estilos que se assemelham a ele, no quesito aconchego e paleta de cores.
São o Estilo Country e o Estilo Rústico.Ambos são estilos que ao mesmo tempo em que se confundem se misturam muito bem.

Esses estilos buscam refletir conforto, aconchego e acolhimento típicos de casas de campo. Sempre valorizando o uso de materiais naturais, com as imperfeições encontradas em elementos artesanais, evidenciando o passado com suas marcas profundas e gastas, e cores que remetem aos campos floridos e paisagens naturais. Mas é exatamente nisso que se encontra a diferença entre os dois estilos, o Estilo Country apesar de valorizar as imperfeições dos materiais e o artesanato, as peças decorativas têm um certo refinamento. O que não ocorre no Estilo Rústico, o qual busca refletir os materiais em suas formas naturais brutas, onde elementos como pedra e madeira encontram-se no estado mais natural e imperfeito, enfatizando a natureza.

Porém hoje em dia o Estilo Country pode ser recriado, adequando-o ao local onde será inserido. Com isso, o mobiliário pode ser pintado ou patinado, maquiando de certa forma o material que foi utilizado, evidenciando assim, apenas a aparência de desgastado pelo seu uso.

O mobiliário que compõe este estilo é em sua maioria de madeira, sendo o pinho o mais utilizado, e ferro, e no Estilo Rústico pode-se também deixá-los em seu estado natural, são também muito utilizados objetos em vime ou palha. Os revestimentos de piso podem ser em madeira, pedra e em cerâmica rústica. As paredes muitas vezes são intocadas, para valorizar o seu aspecto natural, ou revestidas de pedra, tijolo aparente, ou até mesmo forradas de madeira, encontra-se pendurados espelhos antigos, quadros ou litografias envelhecidas. Para dar um ar mais contemporâneo ao estilo as paredes podem ser apenas pintadas, de branco ou em tons claros, ou forradas com papel de parede com temas típicos do estilo.

A base de cores dos estilos podem variar, tanto em cores como em tons, pois trata-se de estilos que remetem a paisagem natural. Por isso é comum encontrar ambientes com cores e tons de verde, vermelho, azul, bege e branco, tons de terra ou tonalidades pastel muito claras, por exemplo. Mas sempre em cores suaves e claras, pois os ambientes deste estilo devem revelar espaços informais, porém aconchegantes.

As cores são influenciadas pelos tecidos típicos do estilo, os quais dão preferência para os motivos florais, listrados, quadrados, xadrez, sem contar as colchas feitas de patchwork, em algodão ou chita. Portanto, a essência do estilo está nesta mistura de padrões, que podem estar nos estofados, almofadas e cortinas. Mas se você busca algo mais refinado opte por tecidos como a seda. 


Esta sala representa muito fielmente o Estilo Rústico, notem a presença da madeira em todo o mobiliário e o piso, a lareira de pedra, mas o maior destaque vai para a prateleira acima da lareira reforçando o conceito do material no seu estado mais natural e bruto.


Esta cozinha reflete o conceito do Estilo Country, em que temos os armários de madeira pintados, a bancada e banquetas em madeira natural e os tecidos com estampa em xadrez. Notem também as cores do ambiente em tons suaves.
Os acabamentos são mais suaves e delicados que o estilo rústico.


Esta cozinha há uma mistura dos dois estilos, o Estilo Country está nos armários e revestimentos das paredes e bancadas, pois há acabamento nos materiais, criando um ar mais sofisticado. E em contrapondo as banquetas demarcam o Estilo Rústico onde o material é apresentado em seu estado mais bruto. 


Este quarto traz a madeira em seu estado natural na cômoda, paredes e estrutura do telhado e também a madeira pintada na cama e baú, sendo o último um objeto característico do estilo. Na colcha e cortina estampas florais. Muito delicado e aconchegante não?!




Uma característica marcante do estilo é a organização do ambiente baseada no conceito "tudo à vista". Nota-se pelo paneleiro sobre a bancada da primeira foto e todo o ambiente da segunda, onde pratos copos e talheres estão todos à mostra.
Os objetos de uso do cotidiano são contemplados a participarem de maneira harmoniosa no cenário.




Os sofás são peças marcantes do estilos, muitas vezes imponentes, sempre recobertos de almofadas e mantas de retalhos. Observem a harmonia na composição das cores, o charme do arranjo de flores naturais, e a presença do ferro na poltrona, unindo simplicidade e conforto.


Neste quarto notem as estampas dos tecidos, todos listrados. Os tapetes destes estilos são modelos simples em algodão ou esteiras naturais, em sargaço ou fibra de coco. 
Tudo rementendo ao confortável, perceberam?


Esta decoração também se faz presente em banheiros, notem como todos os objetos estão expostos, as paredes revestidas de madeira e janelas pintadas de branco, fazem do ambiente um local muito convidativo e muito aconchegante.Os metais em ouro conferem um toque de luxo na medida exata!

Neste ambiente notem a aparência de desgastado do móvel ao fundo, típico do estilo, a poltrona de madeira pintada e estampa de tema típico, e a mesinha ao lado, demonstram a mistura de padrões que este estilo permite. 

E aí, gostaram dos Estilos Country e Rústico? 

Se você ainda não encontrou o estilo que combina com você, não se sinta frustrado, ainda temos mais alguns estilos muito bacanas para apresentar! 
Fiquem atentos aos próximos posts!

Gosta do frescor da brisa do mar e da sensação de liberdade que só aquelas merecidas férias trazem?
Então o próximo estilo cairá como uma luva para sua casa! Apresentaremos a você tudo sobre o Estilo Tropical.

Não deixe de conferir, este pode ser o estilo que mais combina com você!!

Gostou? Então deixa seu comentário aqui!


Imagens:











Nenhum comentário:

Postar um comentário