quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Como encontrar a decoração que mais combina com você? #8

Hoje pra fechar com chave de ouro a Série de posts sobre Estilos de Decoração, iremos falar de um estilo que nós ADORAMOS por seu visual cool e irreverente e que está sempre in! 
O Estilo Retrô ou Vintage pode dar um ar descontraído e muitos outros efeitos bem bacanas para sua decoração.
Continue a ler as próximas linhas se não quiser perder as super dicas que temos pra você deixar sua casa "no Estilo"!

Marcado por peças icônicas que sobreviveram, com muita pompa e circunstância, o passar do tempo, decorar com espírito retro é um desafio, mas sem dúvida também é um prazer!

O mobiliário retro é muito característico: baixo, linhas simples e sofisticadas, pernas pontiagudas e sempre à vista, sofás largos e longos, cadeiras e poltronas suaves e arredondadas, ottomans que encaixam tipopuzzle, bancos cromados, superfícies lisas e brilhantes.

Mais descontraído e "estiloso" que este ambiente não tem, não é? Reparem na mistura despretendida de texturas e cores, e no abuso de material acrílico nos móveis.Os quadros remetendo a época de Marilyn Monroe. Luxo retro com ar moderninho!


No momento retrô,o mundo vivia uma profunda revolução de costumes. Os designers aproveitaram o espírito de liberdade reinante e expressaram sua versatilidade em matérias-primas sintéticas, criando lustres coloridos, móveis instigantes e utensílios populares para a cozinha, que encantam até hoje.

Mesinha de acrílico neste tom alaranjado é bem típico deste Estilo.

Existem muitas peças icônicas da era do retro que hoje são consideradas obras de puro design, nomeadamente algumas cadeiras, poltronas, candeeiros e peças decorativas, cujo traço kitsch é inconfundível.  

Atualmente, existem muitos fabricantes que produzem mobiliário e elementos decorativos baseados exclusivamente no estilo retro, no entanto, é sempre divertido procurar peças originais em feiras e lojas de antiguidades ou de segunda mão ou até mesmo na garagem dos pais e avós!

Um despertador destes deixa qualquer escrivaninha com cara de novidade!

Apesar de esta ser uma decoração muito forte e até um pouco “louca”, todos os elementos utilizados para a conseguir são práticos, duradouros e funcionais.

Reparem como este móvel de traços finos e cor leve são o cenário perfeito pra ousar em objetos mais irreverentes e quadros coloridos.

Em termos de materiais utilizados, a madeira não trabalhada, os cromados, espelhados, lamé e linóleo são os eleitos e não há qualquer receio em misturar tudo, seja formas, texturas, padrões ou cores.

Tonalidades sólidas e fortes, caso do laranja, verde, vermelho, amarelo, azul, cor-de-rosa e lilás são uma referência da paleta de cores tipicamente retro, mas não são, de todo, obrigatórias. A combinação de cores, caso do preto, branco e vermelho é muito comum num ambiente retro. Para um efeito mais soft, as cores mais neutras – branco, bege, creme, cru, castanhos-claros – são uma aposta igualmente funky.

O estilo retro tem nos seus padrões ousados um dos seus principais pontos de sedução e o difícil é mesmo escolher entre floridos, axadrezados, tie-dye, psicadélicos, abstractos e formas geométricas coloridas para cobrir almofadas, cortinas e até alguns estofos.

As texturas retro são tão diversas quanto exuberantes: felpo, plástico, vinil, veludo, rendas, chenilha, missangas e contas… são todas uma verdadeira delícia para os sentidos e, de acordo com o espírito retro, quantas mais, melhor!

O papel de parede foi muito in durante os anos 50, 60 e 70, por isso a sua existência num ambiente retro é quase obrigatória! Se preferir paredes pintadas, porém, opte por cores claras, sem ser num tom demasiado branco.

Quadros com arte geométrica, silhuetas, estampados ou ilustrações vintage, assim como fotografias a preto e branco de inspiração Hollywood – como imagens de Marilyn Monroe, Audrey Hepburn ou Twiggy – vão emprestar um visual muito cool a qualquer parede. Pode ainda emoldurar capas ou fotografias retiradas de revistas antigas ou exibir uma colecção de discos de vinil.

A dupla dinâmica preto e branco deixa aquele ar classudo no ambiente.Para quebrar a sobriedade, os quadros coloridos Marilyn Monroe inspired chamam a atenção e criam o clima de descontração para equilibrar na medida!

Os espelhos – em grandes dimensões ou vários agrupados – são outra peça chave deste tipo de decoração… não se lembram das famosas e cintilantes disco balls?

A alcatifa, os tapetes felpudos, a madeira natural, o linóleo e os azulejos dispostos de forma axadrezada cobrem os chãos mais retro que existem.

Na cozinha, não há nada que diga retro mais alto do que os electrodomésticos da época – grandes, coloridos ou cromados – têm vindo a ser replicados por marcas conceituadas como a SMEG.



E a linha retro da Tramontina, um mimo para qualquer cozinha, ou não?

#nósqueremos!

Peças tão divertidas como telefones antigos e pesados (sim, do tempo em que não havia telemóveis!), panos rendados, lava lamps (candeeiros de lava), borlas penduradas, esculturas e obras de arte com visuais fortes e invulgares fazem todas parte do espírito retro, contribuindo para aquilo que ele realmente é – muito invulgar!


Entre os anos 50 e 70, o estilo retro dominava todas as casas, de uma ponta à outra e, embora a criação de um ambiente semelhante requer sempre um regresso a esse passado, o importante é não cair no exagero. Hoje em dia, um estilo retro pode ser recriado com recurso a algumas peças chaves que, por si só, serão ospotlight em qualquer espaço.

E ai gostou das dicas de hoje?

Esperamos que tenha se identificado com algum dos 8 Estilos apresentados aqui no Blog, pois nosso objetivo é ajudar você a fazer por si mesmo uma decoração deslumbrante! Na verdade nenhum destes estilos tem que necessariamente serem seguidos a risca,não é como receita de bolo.O importante acima de tudo é agradar ao seu gosto e colocar "aquele" toque só seu na sua decoração!Criatividade é sempre bem vinda no quesito decoração, não se esqueçam! ;)

E caso tenha ficado alguma dúvida específica sobre algum estilo mostrado, é só entrar em contato com a gente, ok?

Não percam os próximos posts preparados especialmente com dicas fáceis e espertas pra você deixar sua casa deslumbrante na Ceia de Natal! Decoração impecável pra fazer cair o queixo de seus convidados!
Fiquem ligados!


Imagens:

http://casa.abril.com.br/materia/decoracao-retro-saiba-como-usar-o-estilo-dos-anos-1970#7

http://www.mundodastribos.com

http://www.tramontina.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário