sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Como encontrar a decoração que mais combina com você? #3


Os estilos de decoração


Oi pessoal! Já que estamos com um pézinho no fim de semana já (ufa!) hoje vamos falar de um estilo bem leve e aconchegante, pra descontrair a sexta-feira! :)
No post anterior falamos sobre o Estilo Clássico e hoje vamos falar sobre um estilo que é sem dúvidas o oposto a ele, e que deu origem ao estilo contemporâneo (lembram?!):o Estilo Minimalista.

O Estilo Minimalista, muito influenciado pelo design japonês, por ser caracterizado pela rigidez, simplicidade e refinamento das formas, busca criar ambientes serenos e extremamente simples, sem qualquer tipo de ornamentação e sempre com o cuidado de conter apenas o essencial, o que não está em uso deve estar guardado, promovendo assim, ambientes funcionais.

A base deste estilo de decoração é a preservação e funcionalidade do espaço e a máxima utilização da luz natural.

Linhas puras e simples dominam este tipo de ambiente, tanto na arquitetura como na decoração. O revestimento de piso deve ser uniforme, sem misturas de pisos e sem quebras, para dar a sensação de continuidade e evitar impactos visuais. As paredes podem conter quadros que podem dar um grande efeito decorativo, mas sempre com o cuidado de não ofuscar a beleza e simplicidade do ambiente.

Os materiais mais utilizados neste tipo de decoração são a madeira, vidro, inox, cromado, espelho, pele, mármore e granito.

No que diz às cores, este estilo se restringe ao branco, preto e todas as variações de tom destas cores. Podem ser inseridos ao conjunto, alguns tons neutros como castanho, verde, azul, violeta, vermelho-violáceo, mas tudo sem exageros. Lembre-se que o objetivo é manter a tranquilidade e a serenidade, por isso opte por poucas cores e frias. Evite o emprego de cores quentes em grandes superfícies.

Quanto aos objetos e acessórios, o minimalismo dá preferência a superfícies lisas e sem objetos desnecessários, isso não quer dizer que eles não possam existir, mas que todos devem ter uma utilidade, não devem preencher espaços, mas sim qualificá-los. O ambiente deve ser o mais “despido” possível, a fim de exaltar a arquitetura e as linhas e formas geométricas. Se for necessário fazer uso de cortinas, para privacidade ou diminuir a incidência solar, opte por tecidos leves e translúcidos.

No que diz respeito à iluminação artificial este estilo dispensa modelos de lustres e luminárias que chamem muito a atenção ou que ocupem espaço. Os melhores modelos são os embutidos e aqueles que com intensidade regulável.

Para dar mais vida ao ambiente pode-se utilizar plantas em um canto da sala ou um jarro com ramos de árvore, mas sem exageros!


Reparem como esse ambiente é despido e sofisticado, cores com tons neutros e nenhum objeto com caráter apenas decorativo.




Vejam a uniformidade e continuidade no piso, formas geométricas e cores nas variações do preto e branco.


Nessa sala podemos observar o uso do mármore na parede, madeira no mobiliário e objetos decorativos sem exageros, apenas o essencial.


Nesta cozinha a pouca quantidade de móveis é proposital para evidenciar o espaço e funcionalidade.





Um ambiente minimalista bem projetado pode ser muito aconchegante, nessa sala, por exemplo, o destaque é a iluminação artificial, embutida no gesso, que proporciona aquelasensação de aconchego que nós adoramos.
Observem também a ausência de cortinas em todos os exemplos mostrados. Os móveis com formas geométricas e limpas compõem um ambiente belíssimo e clean, não acham?
Nós particularmente adoramos este estilo!


Dúvidas ainda sobre o Estilo Minimalista? Entre em contato conosco!

Imagens:






E aí, gostaram das dicas?
No próximo post vamos falar do Estilo Arts & Crafts. Perfeito pra quem gosta de menos formalidade e de um estilo único e personalizado!
Fiquem ligados!

Deixe seu comentário abaixo! Sua opinião é muito importante para nós! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário