quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Como encontrar a decoração que mais combina com você? #2


Os estilos de decoração


No post anterior falamos sobre o Estilo Contemporâneo e hoje vamos falar sobre um estilo bem diferente  dele, o Estilo Clássico.

O Estilo Clássico, também conhecido como Estilo Tradicional, tem sua origem na arquitetura grega e romana, sendo facilmente reconhecido por seu requinte nos detalhes e alto grau de ornamentação.

Apesar de não ser o estilo mais cobiçado hoje em dia, seu charme e elegância ainda atraem muitos admiradores.

Ao contrário do Estilo Contemporâneo que privilegia formas limpas e puras, este estilo possui formas curvilíneas, torneadas e muito trabalhadas. O mobiliário, sempre associado a modelos antigos, é feito de madeira maciça, como cerejeira, mogno, entre outras, privilegiando as de tons escuros, sempre com muitos detalhes de entalhamento.

Este estilo requer ambientes amplos e altos para poder acomodar a imponência do mobiliário e de acessórios decorativos, ricos em ornamentações. A arquitetura dos ambientes é fundamental para a composição do espaço, nota-se pelos rodapés e roda-tetos, paredes, tudo muito trabalhado.

A escolha dos móveis e tecidos, objetos e cores podem caracterizar o grau de formalidade do ambiente. E para ajudar a nivelar esse grau de formalidade podemos fazer uso das cores. Paredes com tons mais escuros proporcionam um nível mais formal e sóbrio, enquanto cores mais claras e neutras, como o branco, creme, cru, bege e tons variados de castanho, contribuem para um ambiente mais leve.

Com isso podemos notar que o Estilo Clássico/Tradicional é adaptável e pode tornar-se bastante eclético, com a mistura de acessórios e tecidos de outros estilos. Mas é preciso cuidado, pois apesar deste estilo proporcionar mais liberdade nas combinações, é preciso ter ainda mais cautela na hora de compor esses espaços pra não deixá-los muito carregados.

Quanto às cores, esse estilo tem como base o preto, Bordeaux, azul-marinho e verde-esmeralda, podendo ser combinadas a elementos dourados, prateados, cor de ferrugem e rosa. As cores devem de alguma forma se relacionar, podendo também criar contrastes entre as próprias cores, os tons e com os tecidos dos móveis, almofadas e cortinas, por exemplo. Tudo precisa, acima de tudo, se complementar.

Neste estilo quando as paredes não estão totalmente recobertas por um papel de parede luxuoso, as mesmas podem conter obras de arte antigas, onde os estilos retrato e vida morta são os mais encontrados.

Em quartos, o uso de camas dossel e mosquiteiros confere um ar dramático encontrado unicamente no estilo clássico. As colunas cheias de detalhes como também acontece com os pés de cadeiras, mesas e outros móveis, indicam uma produção totalmente artesanal o que o valorizava mais ainda a decoração. Sabe aqueles quartos luxuosos que vemos em filmes de rainhas e princesas?

Quanto aos tecidos dê preferência para as estampas florais e coloridas, adamascados ou de listras com as mesmas variações de tons, mas sempre buscando harmonia entre o estofado dos móveis e cortinas, as quais são sempre longas, em seda, brocado ou veludo, as cortinas com características pesada são sempre associadas com outras de tecidos mais leves. Um item de destaque para a excelente composição dos ambientes deste estilo são os tapetes, com modelos espessos e convidativos. Apesar da grande variedade de cores nas peças, estas são em sua maioria cores sóbrias, e com pouca intensidade.

O mobiliário é sem dúvida peça chave para uma decoração acertada deste estilo. Utiliza-se muito, cadeiras e poltronas imponentes e graciosas, muito ornamentadas e estofadas, criando um ar dramático típico deste estilo. E para os objetos e acessórios decorativos destacam-se, cristais, porcelanas, pratas, candelabros, lustres, bustos, espelhos com molduras ornamentais, arranjos florais, entre outros, esses objetos devem remeter ao luxo e requinte tão ostentada pelo estilo clássico.

Outro item chave para toda a composição dos espaços é a iluminação. As luminárias devem ser preferencialmente tradicionais de metal, vidro ou porcelana, com cúpulas elegantes, sempre em formas curvas. Um excelente acessório, que traz sem dúvida requinte ao ambiente, são os lustres de cristal e castiçais.

Este quarto é um exemplo de decoração clássica no seu extremo, reparem no mosquiteiro da cama, as cortinas longas, o abajur, lustre e principalmente a combinação de cores. Neste ambiente fica evidente a base do estilo clássico, tudo ostentando o luxo e o requinte.



Este quarto demonstra ainda mais o rebuscamento dos detalhes, com formas curvilíneas e tudo muito trabalhado, observem também o refinamento do teto. O dourado torna este ambiente ainda mais luxuoso.




 Nesta sala de jantar reparem novamente no rebuscamento dos detalhes do teto e das cadeiras. E as cores sempre em sintonia.



Neste exemplo podemos observar o trabalho nas paredes, a moldura do quadro. Os objetos decorativos neste estilo são sempre duplicados para atingir simetria e requinte. Neste espaço podemos notar que é um ambiente mais leve e o ar tradicional está bem configurado para o que vemos hoje.




Neste ambiente podemos observar a imponência dos objetos e alto nível de ornamentação.




Nesta sala podemos entender como o estilo clássico pode ter um ar contemporâneo. Reparem a mistura das formas curvilíneas dos objetos, as molduras nas paredes e nas cortinas típicas do estilo, porém a utilização de cores neutras e sóbrias trazem para o ambiente esse ar contemporâneo.


Este ambiente assim como o mostrado acima também traz o estilo clássico com um toque contemporâneo.



A esta sala de jantar onde as portas com formas curvas e trabalhadas e tapeçaria típica da decoração clássica, foi agregado um toque contemporâneo com a utilização da Cadeira Louis Ghost, porém com almofadas.



Observem nesta sala de jantar os pés das cadeiras e da mesa. Apesar de uma decoração clássica típica as cores utilizadas trazem um ar de contemporaneidade ao ambiente.


Dúvidas ainda sobre o Estilo Clássico/Tradicional? Entre em contato conosco!

Imagens:











E aí, gostaram das dicas?
No próximo post vamos falar sobre o Estilo Minimalista.
Fiquem ligados!
Deixe seu comentário abaixo! Sua opinião é muito importante para nós! :)


Nenhum comentário:

Postar um comentário